terça-feira, 7 de julho de 2015

É o banho de suas flores que me dá vida, que cura minhas feridas! Ahòboboy Sakpata

Vodun Sakpata

É o banho de suas flores que me dá vida, que cura minhas feridas! 
Ahòboboy Sakpata

Vodun Daomeano.

Divindade Djedje também conhecido como Sakpata. Azansú foi o responsável por trazer algumas divindades yorubás para a tradição Fon. É o Vodun Rei da Terra (Ayinon) senhor das doenças, da vida e da morte, é o chefe da familia Sakpata. Azansu significa “homem da esteira” onde Azan=esteira e su=homem, mas pode significar também homem da palha.
Seu domínio sobre a terra o barro é o senhor da saúde. É o deus da humidade, regendo todos os desprovidos de riqueza, sendo ele um vodun muito rico.
Seu poder é muito presente na sociedade e dentro do candomblé muitos são seus mistérios e mitos. Para os mais antigos, pronunciar seu nome sem tocar o chão é um sinal de desrespeito, podendo causar a fúria desse Vodun. Dentro das casas de Djedje, os Vòdúns da Familia Sakpata são responsáveis pela doutrina e por toda a organização do Kwé são eles que normalmente cobram o neófito caso aja de forma incoerente as regras.
Sua mãe é Vodun Anabioco, Azansu está ligado a seus irmãos Vodun Yewa, Vodun Gbessém, Agué e Loko.
Ayinon significa – dono da terra e é o nome pelo qual este vodun é reverenciado.
O vodun Sakpata é o verdadeiro Rei do Povo Djedje. Sendo este muito louvado pelos Savalunos ou Savalu, Tendo seu primeiro Kwé no Brasil fundado na Bahia por Africanos Pai Sinfronio e Gaiaku Satú. Assim nome do Kwé do Vodun Sakpata Kpo Egi ou como mas conhecido Cacunda de Aia.

Ass. Hùngbónò Tolú Gbèfá.