segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

EDIÇÃO ESPECIAL DEZEMBRO 2010

                     Edição Especial Dezembro 2010                       
Informativo Afro TOGUN da AFTOBE
Neste mês de dezembro no dia 09/12/10, a AFTOBÉ associação afro religiosa do Kwé Àsé Ny Fàdákà Vodun Togun Tolú Befá. Comemora os seus Cinco anos de fundação e cooperativismo com a comunidade afro religiosa de Belém do Pará e a comunidade nos arredores Kwé e agora Também contribuindo com as comunidades de fora do estado do Pará é com muito orgulho e satisfação que eu Hùngbónò Tolú Befá presidente da Aftobé e diretor do Togun informativo afro o qual idealizei a criação para com este fortalecer os movimentos afros não só de Belém como também do Brasil agradeço a todos aqueles que com sua ajuda deram força para a AFTOBÉ e o TOGUN, juntos continuassem no caminho da vitoria deste projeto que em 2010 no mês de abril chegou à internet com seu informativo como blog assim ajudando também a preservar a natureza evitando se usar papel e assim podendo chegar não só mais na roça de Belém, mas em toda aquelas casas de santo que quiserem participar deste projeto social que a AFTOBÉ vem promovendo como também já fez durante os seus cinco (5) anos à distribuição de cestas básica para a comunidade em volta de nosso Kwé, como também já teve por certo tempo uma pequena biblioteca com alguns livros para ajudarem nas pesquisas para a comunidade que aqui segaram faço um agradecimento especial para duas pessoas que muito deram apoio para os meus projetos Gaiaku Omi Kaladjá Presidente da AFAP e ao Ogan Nelson de Ogunte, que sempre estiveram junto a mim dando apoio nestes trabalhos realizados. Àsé Odará para todos os leitores do TOGUN. Icoaraci –Belém- Pará- Brasil
O Editor: Hùngbónò Tolú Befá 
 
          
 O meio ambiente
Nos dias de hoje estar visível o aquecimento global em nosso planeta, pois o meio ambiente esta gritando todos os dias, a pedir que tomemos, mas cuidado com a natureza, com esta que é nossa casa, se não cuidarmos das matas, rios, solo e o ar estaremos contribuindo para a degradação da natureza. Através da conscientização estamos ajudando nem que seja um pouco, mas quem sabe se este pouco será muito só com o passar do tempo é que veremos se será muito ou pouco.
A cada dia se ver uma coisa nova no mundo como (doença, água acabando, as mudanças de clima e as espécies sumindo e queimadas), e a floresta amazônica sendo cada vez, mas, ameaçada de se acabar bastaria que todos se juntassem numa só força que com certeza teremos melhores resultados.
A caba com esta destruição em massa em nossa terra que se encontra em nossas mãos, para poder continuar sendo este maravilhoso presente a todos os seres humanos que ainda estão por vim nas novas gerações, já que a terra esta no limite. E a destruição continua no mundo todo. (Hùgbónò Tolú Befá.) 06/12/10


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aconteceu nos dias 27 e 28 de Novembro de 2010 em Belém


 Aconteceu em Belém no dia 27de Novembro de 2010, na AFAIA. Associação dos filhos e amigos do Ilê Omi Àsé Ofá Karé, a VI edição do Troféu Ita zumbi 2010 começando sua programação as 19 h em sua sede tendo premiando os destaques deste ano com o troféu a cada membro que foi destaque neste ano tendo como atração o afoxé Ita lemi sinavuru acontecendo em grande estilo nesta noite de premiações e reconhecimento a todos aqueles que deram o seu melhor para juntos fortalecer o  movimento afro em Belém, tendo varias lideranças religiosas presentes neste ato e também instituições como a OAB, Cedenpa e outras. E o Togun esteve La para fazer esta cobertura e AFTOBÉ também participau também como liderança afro religiosa.

 No dia 27de Novembro de 2010, na AFAIA, a Gaiaku Omi Kaladjá e AFAP é premiada recebendo o Troféu Ita Zumbi 2010, por ter se destacado como personalidade do ano de 2010, pelos relevantes serviços prestados à comunidade afro cultural e religiosa de Belém do Pará. Sendo este o seu segundo ano consecutivo premiada como destaque do Ano.   


 No dia 28 de Novembro de 2010, acontece manifestação de afros em Belém do Pará em comemoração ao dia 20 de Novembro dia nacional da consciência negra tendo caminhadas e manifestações de lideranças afros, sacerdotes e sacerdotisas, show, escolas de samba homenageiam a Zumbi dos Palmares sendo o projeto Arvores da Memória contribuições africanas no processo civilizatório amazônico, no período de 09-11 A 03-12 de 2010, (circularidade, ancestralidade, religiosidade, energia vital-axé, oralidade, memória, ludicidade, musicalidade, cooperativismo e comunitarismo) sendo este projeto uma forma de quebra dos preconceitos tidos contra as formas de religiosidade de matriz africana tendo os seus adeptos excluídos da sociedade mais isto já esta se mudando graças à força do povo de asé que não se abate por formas de preconceitos contra a nossa religiosidade o afro esta na fé e na luta sempre para com as forças dos Voduns, Orisas e Inquises, possamos mostra para todos que as nossas casas de asé são de asé e não casas de bruxarias como é visto  por muitos neste Brasil e assim vamos poder um dia ver mais conquistas de afros que não se rende as formas de intolerância e preconceitos e mais uma vez a AFTOBÉ através do TOGUN  informativo afro vem contribuir para este movimento  estávamos lá junto  a todos fazendo a nossa cobertura deste evento de grande importância para todos os afros religiosos de Belém do Para, que esta forma de se organizar seja também uma forma de mostra para todos de fora de Belém como aqui se manifesta afro  religiosidade e descendência. Asé odara para todos os leitores do Togun 04/12/10
O Editor: Hùngbónò Tolú Befá  

Aconteceu em Belém nos dias 27 e 28 /11/10

Aconteceu em Belém no dia 27de Novembro de 2010, na AFAIA. Associação dos filhos e amigos do Ilê Omi Àsé Ofá Karé, a VI edição do Troféu Ita zumbi 2010 começando sua programação as 19 h em sua sede tendo premiando os destaques deste ano com o troféu a cada membro que foi destaque neste ano tendo como atração o afoxé Ita lemi sinavuru acontecendo em grade estilo nesta noite de premiações e reconhecimento a todos aqueles que deram o seu melhor para juntos fortalecer o afro em Belém, tendo varias lideranças religiosas presentes neste ato e também instituições como a OAB, Cedenpa e outras. E o Togun esteve La para fazer esta cobertura e AFTOBÉ participa também como liderança afro religiosa.

No dia 27de Novembro de 2010, na AFAIA, a Gaiaku Omi Kaladjá e AFAP é premiada recebendo o Troféu Ita Zumbi 2010, por ter se destacado como personalidade do ano de 2010, pelos relevantes serviços prestados à comunidade afro cultural e religiosa de Belém do Pará. Sendo este o seu segundo ano consecutivo premiada como destaque do Ano.   

No dia 28 de Novembro de 2010, acontece manifestação de afros em Belém do Pará em comemoração ao dia 20 de Novembro dia nacional da consciência negra tendo caminhadas e manifestações de lideranças afros, sacerdotes e sacerdotisas, show, escolas de samba homenageiam a Zumbi dos Palmares sendo o projeto Arvores da Memória contribuições africanas no processo civilizatório amazônico, no período de 09-11 A 03-12 de 2010, (circularidade, ancestralidade, religiosidade, energia vital-axé, oralidade, memória, ludicidade, musicalidade, cooperativismo e comunitarismo) sendo este projeto uma forma de quebra dos preconceitos tidos contra as formas de religiosidade de matriz africana tendo os seus adeptos excluídos da sociedade mais isto já esta se mudando graças à força do povo de asé que não se abate por formas de preconceitos contra a nossa religiosidade o afro esta na fé e na luta sempre para com as forças dos Voduns, Orisas e Inquises, possamos mostra para todos que as nossas casas de asé são de asé e não casas de bruxarias como é visto  por muitos neste Brasil e assim vamos poder um dia ver mais conquistas de afros que não se rende as formas de intolerância e preconceitos e mais uma vez a AFTOBÉ através do TOGUN  informativo afro vem contribuir para este movimento  estávamos lá junto  a todos fazendo a nossa cobertura deste evento de grande importância para todos os afros religiosos de Belém do Para, que esta forma de se organizar seja também uma forma de mostra para todos de fora de Belém como aqui se manifesta afro  religiosidade e descendência. Asé odara para todos os leitores do Togun
O Editor: Hùngbónò Tolú Befá